terça-feira, 5 de junho de 2007

Receita de um prato típico timorense

Antes de abrirmos o Sanan Rai. Havia quem dissesse que em Timor não se conseguia comer comida tipica timorense, posso garantir que no Sanan Rai, nós confeccionamos a pedido qualquer prato típico timorense.

No Sanan Rai os proprietários orgulham- se das suas raízes luso-timorense e fazem questão de dar a conhecer aos estrangeiros a gastronomia timorense e aos timorenses a gastronomia portuguesa.

Vamos partilhar com os nossos clientes receitas de pratos típicos portugueses e timorenses.


TUKIR DE CABRITO
Ingredientes:
2 kg de cabrito
500 gr de miúdos de cabrito
2 pés de erva-príncipe ("dut morin")
6 folhas de limoeiro (as mais novas de preferência)
10 dentes de alho
3 ou 4 cebolas vermelhas e grandes
1 gengibre
1 colher de sopa rasa de açafrão
100 gr de tamarindo
sal e pimenta q.b.

Confecção:
Parte-se o cabrito em pedaços pequenos, assim como os miúdos que devem incluir tripas devidamente limpas.Tempera-se com cebola, alho, gengibre e açafrão, sal e pimenta e o tamarindo previamente diluído em 2 copos de água quente e deixa-se a tomar gosto durante 20 minutos; junta-se a erva-príncipe, que não é cortada, mas sim partida em bocados grandes.Coze-se em lume muito brando com o tacho coberto, deixa-se apurar durante bastante tempo até que o cabrito fique amaciado sem necessitar de faca para cortar.

Nota: O "tukir" é um dos pratos típicos timorenses que não pode faltar nas grandes festas de família, tais como casamentos ou "coremetans" [festas de desluto].Pode ser feito de diversas carnes e há até quem o faça de aves, mas o mais popular é, sem dúvida, o de cabrito.O "tukir" genuíno adquire um sabor extraordinariamente exótico quando é cozinhado dentro do tronco de bambu sobre brasas, o que leva horas.Na falta de bambu, recorre-se a outro vasilhame para a cozedura. Pessoalmente, considero que o tacho de barro não altera o resultado final.

fonte: "Vamos Jantar a Timor", Natália Carrascalão, Macau, 1998, edição de autor.